Sunday 18 March 2018

Mapeamento conceitual de estratégia de ensino moderno em educação em enfermagem


Usando Concept Maps - Excelência em Ensino e amp; Inovação Educacional - Universidade Carnegie Mellon.


Universidade Carnegie Mellon.


Usando Mapas Conceituais.


Os mapas conceituais são uma representação gráfica dos estudantes # 8217; conhecimento. Fazer com que os alunos criem mapas conceituais pode fornecer informações sobre como eles organizam e representam o conhecimento. Esta pode ser uma estratégia útil para avaliar tanto o conhecimento que os alunos tenham chegado a um programa ou curso e seu conhecimento em desenvolvimento do material do curso.


Os mapas conceituais incluem conceitos, geralmente encerrados em círculos ou caixas, e relacionamentos entre conceitos, indicados por uma linha de conexão. As palavras na linha estão ligando palavras e especificam a relação entre os conceitos. Veja um exemplo (pdf).


Criando um exercício de mapa conceitual.


Para estruturar um exercício de mapa conceitual para estudantes, siga estas três etapas:


Crie uma questão de foco que especifique claramente o problema que o mapa conceitual deve abordar, como, por exemplo, quais são os efeitos potenciais das políticas de cap e trade? # 8221; ou & # 8220; o que é ciência dos materiais? & # 8221; Diga aos alunos (individualmente ou em grupos) que comecem gerando uma lista de conceitos relevantes e organizando-os antes de construir um mapa preliminar. Dê aos alunos a oportunidade de revisar. Os mapas conceituais evoluem à medida que se tornam mais detalhados e podem exigir repensar e reconfigurar.


Incentive os alunos a criar mapas que:


Empregar uma estrutura hierárquica que distingue conceitos e fatos em diferentes níveis de especificidade. Desenhe múltiplas conexões, ou links cruzados, que ilustram como as idéias em diferentes domínios estão relacionados. Incluem exemplos específicos de eventos e objetos que esclarecem o significado de um determinado conceito.


Usando mapas conceituais ao longo do semestre.


Mapas conceituais podem ser usados ​​em diferentes pontos ao longo do semestre para avaliar os alunos # 8217; conhecimento. Aqui estão algumas idéias:


Peça aos alunos que criem um mapa conceitual no início do semestre para avaliar o conhecimento que eles chegaram a um curso. Isso pode lhe dar uma janela rápida sobre o conhecimento, os pressupostos e os equívocos que eles trazem com eles e podem ajudá-lo a lançar o curso adequadamente. Atribua a mesma atividade do mapa conceitual várias vezes ao longo do semestre. Ver como o conceito de mapas cresce e desenvolve maiores nuances e complexidades ao longo do tempo ajuda os alunos (e o instrutor) a ver o que estão aprendendo. Crie um mapa de conceito de preenchimento em branco no qual alguns círculos estejam em branco ou algumas linhas não são marcadas. Dê o mapa aos alunos para serem concluídos. Você pode ver um exemplo desse tipo de exercício de mapa conceitual em: flag. wceruw. org/tools/conmap/solar. php.


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Mapeamento conceitual: uma estratégia de ensino e avaliação em educação em enfermagem.


Na última década, foi dada ênfase crescente à importância do pensamento crítico na enfermagem. Os educadores de enfermeiras enfrentam o desafio de encontrar formas de promover e avaliar o pensamento crítico em estudantes de enfermagem e várias estratégias de ensino foram identificadas para atingir esse objetivo. Os mapas conceituais são considerados uma poderosa ferramenta metacognitiva que pode facilitar a aquisição de conhecimento através de aprendizado significativo. Assim, o mapeamento conceitual pode ser usado para promover e avaliar o pensamento crítico. Com base na literatura de enfermagem publicada, o escopo do mapeamento conceitual é discutido neste artigo como uma estratégia de ensino e avaliação para o pensamento crítico na educação em enfermagem.


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Usando Mapas Conceituais como Estratégia de Ensino.


Stacy Smith.


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Transcrição do uso de mapas conceituais como estratégia de ensino.


Educação de Enfermagem Conceito Mapa Vantagens Pode ser difícil para um aluno não visual Concepto Mapa Desvantagens Identifique por que os mapas conceituais aprimoram as habilidades de pensamento crítico Analise as vantagens e desvantagens do mapeamento de conceitos Reconheça diferentes tipos de mapas conceituais Descubra ferramentas on-line para criar mapas conceituais O que são bons mapas exposição? Ajuda o aluno a apreciar cuidados complexos.


(Hinck et al., 2006) Permite idéias racionais do aluno (Hicks-Moore, 2005). Ensina o aluno a desenvolver uma compreensão aguda de um tópico (Harpez, Balik & amp; Ehrenfeld, 2004). Na educação clínica.


para aumentar os métodos tradicionais de planejamento de cuidados lineares Para melhorar a organização, para tomar notas, para guias de estudo ou para se preparar para uma entrevista Para desenvolver e aprimorar.


habilidades de pensamento crítico sobre fisiopatologia e processo de enfermagem. Demorado.


Deve permitir a oportunidade para a prática.


Deve permitir oportunidades de feedback dos alunos para uso como uma ferramenta de preparação clínica.


em preparação para o cuidado do paciente Melhora a tecnologia do aluno.


consciência e habilidade Ensina habilidades de pensamento crítico O resultado final reflete o centro do trabalho das enfermeiras (Taylor & Wros, 2007). Estratégias de Aprendizagem Ativas Meta Cognitive Tools-


Usando Mapas Conceituais como Estratégia de Ensino.


Stacy Smith.


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